GOVERNO DE ALAGOAS – Turismo internacional em Alagoas cresce 105% nos primeiros cinco meses de 2026

Só nos cinco primeiros meses de 2026, mais de 19 mil estrangeiros desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares

Argentina segue como o principal mercado emissor para o estado

Lucas Meneses / Ascom Setur Alagoas

Thyeres Medeiros / Ascom Setur Alagoas

O fluxo de turistas estrangeiros em Alagoas cresceu 105% nos
primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. De
acordo com a Embratur, o número de turistas internacionais que desembarcaram no
Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares saltou de 9.519, entre janeiro e
maio de 2025, para 19.527 no mesmo período de 2026.

 

Apenas em maio deste ano, Alagoas recebeu 1.069 passageiros
estrangeiros. O volume representa um crescimento de 58,84% em relação ao mesmo
mês do ano passado, quando 673 visitantes internacionais desembarcaram no
estado.

 

Para o secretário de Turismo de Alagoas, Paulo Kugelmas, o
salto nos indicadores reflete a força do destino no mercado externo.
“Dobrar o número de visitantes internacionais mostra que o nosso trabalho
contínuo de promoção fora do país e a ampliação da malha aérea estão dando
muito resultado. Alagoas tem se consolidado pela sua rede hoteleira e belezas
naturais, atraindo novos mercados, o que é fundamental para movimentar a
economia local e gerar mais empregos no nosso setor”, destaca.

 

A Argentina segue como o principal mercado emissor para o
estado. No acumulado de 2026, os argentinos lideram com folga (17.088
visitantes), seguidos por turistas de Portugal (1.281), Uruguai (372), Itália
(270) e França (69).

 

O cenário do mês de maio confirmou essa tendência, com a
chegada massiva de argentinos (923), acompanhados por portugueses (80),
italianos (19), alemães (6) e uruguaios (6).

 

Novas conexões

 

A companhia aérea chilena JetSMART anunciou, na semana
passada, em entrevista coletiva na Argentina, o novo voo direto entre Buenos
Aires e Alagoas, que vai ser vendido a partir de julho e operado já a partir de
dezembro deste ano.

 

Outra companhia aérea que anunciou nova conexão para o
Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi a Latam. Entre dezembro de 2026
e fevereiro de 2027, a companhia realizará voos diretos com três frequências
semanais, sempre às terças, sextas e domingos.


FONTE: Governo de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *