
GOVERNO DE ALAGOAS – 3ª edição do Projeto Alagoas Vigilante debate enfrentamento às ISTs e hepatites virais
Promovido pela Sesau, o evento reuniu profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância Epidemiológica da I Macrorregião
3ª edição do Projeto Alagoas Vigilante promovida pela Sesau aconteceu no auditório do TCE
Marco Antônio
Ruana Padilha / Ascom HGE
A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta segunda-feira (22), a 3ª edição do Projeto Alagoas Vigilante. A iniciativa, destinada aos coordenadores da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância Epidemiológica dos 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, aconteceu no auditório do Tribunal de Contas de Alagoas (TC/AL), no bairro Farol, em Maceió.
Com o tema a Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, o seminário abordou o cenário epidemiológico e panorama de ações para ISTs/Aids e hepatites virais em Alagoas, interfaces e protagonismo da Atenção Primária à Saúde, no enfrentamento das ISTs, vigilância das hepatites virais, organização do cuidado e vigilância do HTLV.
Também durante o evento foi feito um diálogo com o foco em “Alagoas Vigilante Responde!” para responder às principais dúvidas sobre PrEP e PEP, HIV e Sífilis.

A secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thallyne Araújo, ressaltou a importância do Projeto Alagoas Vigilante para ampliação do debate das temáticas da Vigilância em Saúde em Alagoas.
“Durante o evento discutimos o tema abordado e também propomos ideias para que os municípios possam executar dentro dos territórios alagoanos. Uma estratégia extremamente importante para que possamos pensar cada vez mais políticas públicas para diminuição das infecções sexualmente transmissíveis”, disse.

Já a assessora técnica de Doenças Transmissíveis da Sesau, Rayssa Teixeira, explicou que o projeto tem como objetivo fortalecer a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária.
Segundo ela, as infecções sexualmente transmissíveis representam um desafio tanto para a assistência quanto para a vigilância em saúde. “Discutir esses temas dentro do projeto é uma forma de fortalecer os profissionais que estão na ponta, responsáveis pelo atendimento aos pacientes acometidos por esses agravos”, destacou.
Desenvolvimento dos municípios
Participando da terceira edição do Projeto, a diretora de Vigilância em Saúde do município de União dos Palmares, Cynara Macena, enalteceu a iniciativa para o desenvolvimento de ações nos municípios.

“É um prazer estar aqui em mais um evento que mostra o quanto a Sesau valoriza o trabalho executado pelos municípios. Deste modo conseguimos fortalecer, ainda mais, a integração do trabalho realizado pela Vigilância em Saúde com a Atenção Básica, contribuído para qualificar o cenário epidemiológico do nosso Estado, principalmente com relação às ISTs”, exemplificou.
FONTE: Governo de Alagoas




