
GOVERNO DE ALAGOAS – Unidades do Hemoal irão funcionar normalmente na segunda-feira, feriadão de São Pedro
Em Arapiraca e Maceió, doadores de sangue poderão comparecer para doar sangue das 7h às 18h
Candidato à doação de sangue deve ter entre 16 e 69 anos de idade e peso mínimo de 50 quilos
Olival Santos / Ascom Sesau
Josenildo Törres / Ascom Hemoal
As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão funcionar
normalmente para doação de sangue durante o feriado de São Pedro, na
segunda-feira (29). Os voluntários que desejarem doar sangue poderão
comparecer às unidades de Arapiraca e Maceió, no horário das 7h às 18h.
Em Arapiraca, a Unidade Eldorado está localizada próxima
à Escola Alternativa, na avenida Marechal Floriano Peixoto. Em Maceió,
a Unidade Trapiche é situada anexa ao Hospital Geral do Estado (HGE),
na rua Dr. Jorge de Lima; e a Unidade Via Expressa está localizada lado do
Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária.
O voluntário que desejar doar sangue deve seguir os
pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de estar bem
de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e peso mínimo de 50 quilos, ao
comparecer ao posto de coleta de sangue, ela deve portar um documento de
identificação oficial e original com foto.
No caso de o voluntário ser menor de idade, ele deve estar
acompanhado do responsável legal para autorizar a doação, também portando os
respectivos documentos de identificação oficiais e originais com foto. Com
relação ao candidato à doação de sangue que foi acometido por doença de Chagas,
Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade, a proibição é permanente.
Vale lembrar que, para doar sangue, o voluntário não pode
ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o comparecimento
ao Hemoal e, caso tenha feito tatuagem ou micropigmentação, bem como,
colocado piercing, fica impossibilitado de doar sangue pelos próximos 12 meses.
Todo candidato à doação de sangue deve dormir pelo menos 6 horas na noite
anterior e, se estiver gripado, com Influenza ou com Covid-19, a doação de
sangue é proibida até que estejam totalmente recuperadas e sem sintomas.
FONTE: Governo de Alagoas




