
GOVERNO DE ALAGOAS – Secdef lança cartilha “Eu me protejo nas escolas”
Material será utilizado como ferramenta de apoio à prevenção e ao letramento em segurança infantojuvenil
O lançamento aconteceu durante o seminário “Todo Dia é 18 de Maio: Tecendo Redes de Autoproteção e Dignidade Infantojuvenil”
Ascom Secdef
Ascom Secdef
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef)
lançou na quinta-feira (18) a cartilha pedagógica “Eu Me Protejo na Escola”, que
será utilizada na rede de ensino e nas creches Cria como ferramenta de apoio à
prevenção e ao letramento em segurança infanto-juvenil.
O lançamento aconteceu durante o seminário “Todo Dia é 18 de Maio:
Tecendo Redes de Autoproteção e Dignidade Infantojuvenil”.O encontro realizado
em Maceió reuniu 126 participantes das nove regiões administrativas do estado,
com foco na avaliação das ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual
de crianças e adolescentes.
O seminário também contou com apresentações teatrais de estudantes da
rede pública, que integraram a programação como parte das ações de
sensibilização sobre o tema.

Formação e atuação nos territórios
Durante o evento, a secretária executiva
da Cidadania da Secdef, Caroline Fidelis, destacou a importância da atuação
intersetorial e da presença do Estado nos territórios como eixo central da
política de enfrentamento à violência. “O Seminário Todo Dia é 18 de
Maio consolidou a certeza de que o combate à violência sexual contra crianças e
adolescentes exige presença real e articulação de forças. Quando o Estado
promove ações intersetoriais e vai a campo, acessando diretamente os territórios,
conseguimos de fato efetivar e acompanhar as políticas públicas para quem é
nossa prioridade absoluta por direito”, afirmou.
Responsável
pelas formações nos municípios e unidades escolares, a gerente de Promoção dos
Direitos da Criança e do Adolescente da Secdef, Charlene de Barros, ressaltou o
papel da rede de ensino na construção da política de proteção.
“Nesse
cenário, as escolas estaduais e municipais das nove regiões de Alagoas foram
parceiras fundamentais no eixo da promoção. Ir até a ponta significa estar onde
esse público mais convive, socializa e se desenvolve”, disse. “Ao capacitarmos
os profissionais da educação, ampliamos uma rede de apoio essencial e integrada”,
acrescentou.

Mobilização permanente e papel da denúncia A superintendente de Promoção,
Fortalecimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secdef,
Maria Helena Veiga, destacou a necessidade de manutenção contínua das ações e
da articulação entre instituições para garantir a proteção integral. “Garantir
um desenvolvimento seguro e livre de violência para crianças e adolescentes
exige vigilância diária e a união de esforços institucionais, consolidando a
proteção integral como prioridade absoluta de nossa gestão”, afirmou.
Ela
também destacou a importância da denúncia como ferramenta essencial no
enfrentamento às violações. “Lembremos sempre que o silêncio beneficia o
agressor; é preciso falar”, completou.
O
seminário integra as ações de monitoramento e avaliação do ciclo 2025/2026 e consolida
a estratégia da Secdef de ampliação das políticas de prevenção e autoproteção
em parceria com municípios e instituições da rede de garantia de direitos.
FONTE: Governo de Alagoas




