GOVERNO DE ALAGOAS – Nutrição hospitalar contribui para o controle do diabetes e a recuperação dos pacientes do HRPI

Jandy Gonçalves diz que a nutrição equilibrada é uma estratégia para manter a glicose sob controle e garantir uma rotina de recuperação muito mais segura

Cada refeição é elaborada com cuidado e qualidade

Cláudia Valéria de Oliveira

Cláudia Valéria de Oliveira / Ascom HRPI

O Hospital
Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) adota o cuidado com o cardápio dos
pacientes com diabetes como um tratamento tão importante quanto a medicação. A
nutrição equilibrada dentro da unidade funciona de forma estratégica, sendo
indispensável para manter a glicose sob controle e garantir uma rotina de
recuperação muito mais segura e eficiente, preparado pela equipe do Serviço de
Nutrição, que respeita as orientações médicas e nutricionais, garantindo as
necessidades de nutrientes sem comprometer o controle glicêmico.

 

Segundo a
nutricionista Jandy Gonçalves, que atua no Hospital Regional de Palmeira dos
Índios, pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem trazer grandes
benefícios para a saúde.

 

“No Dia
Nacional da Diabetes, queremos conscientizar a população de que a alimentação
saudável é uma grande aliada tanto na prevenção quanto no controle da doença.
Quando ela é associada à prática de atividade física e ao acompanhamento
profissional, é possível controlar a glicemia, evitar complicações e viver com
mais qualidade. Cuidar da alimentação é um gesto de cuidado com a própria vida
e um investimento em um futuro com mais saúde e bem-estar”, explica a
nutricionista.

 

Entre os
cuidados adotados estão a redução do açúcar simples, o controle da quantidade
de carboidratos, a oferta de frutas com baixo índice glicêmico, verduras,
legumes e proteínas magras, além do fracionamento das refeições ao longo do
dia. Além de oferecer uma alimentação segura e nutritiva, o período de
internação também representa uma oportunidade para orientar pacientes e
familiares sobre hábitos alimentares que poderão ser mantidos após a alta
hospitalar.

 

Novos
hábitos alimentares

 

Para a
paciente L.O.L., de 45 anos, a internação também foi uma oportunidade de
aprender novos hábitos alimentares. Ela afirma que os cuidados recebidos no
hospital mudaram sua forma de enxergar a alimentação.

 

“Com os
cuidados que recebo aqui no hospital, aprendi o que é uma alimentação mais
saudável. Hoje entendo que comer bem faz toda a diferença. Além de ajudar no
controle da diabetes, percebi mudança no meu sono e na qualidade de vida”,
relata.

 

Para a
equipe multiprofissional, o tratamento do diabetes vai além dos medicamentos.
Médicos, nutricionistas, enfermeiros e demais profissionais atuam de forma
integrada para incentivar mudanças no estilo de vida, contribuindo para a
prevenção de complicações como doenças cardiovasculares, problemas renais,
alterações na visão e dificuldades de cicatrização.


FONTE: Governo de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *