
GOVERNO DE ALAGOAS – Médico do Hospital Dr. Ib Gatto Falcão alerta para prevenção, diagnóstico precoce e controle do diabetes
Helion Lisboa diz que a doença pode se desenvolver de forma silenciosa e, por esse motivo, os exames periódicos são fundamentais
Monitorar a glicemia periodicamente é importante para verificar indícios da diabetes eacometido por ela, poder fazer o controle
Pedro Júnior / Ascom Hospital Dr. Ib Gatto Falcão
Maju Silva / Ascom Hospital Dr. Ib Gatto Falcão
No Dia Nacional do Diabetes, que ocorre nesta sexta-feira
(26), o médico Helion Lisboa, que atua no Hospital Dr. Ib Gatto Falcão, em Rio
Largo, alerta sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do
controle adequado da doença, que é crônica e afeta milhões de pessoas em todo o
mundo. De acordo com ele, quando não acompanhada corretamente, o diabetes pode
provocar complicações graves, comprometendo diversos órgãos e sistemas do
organismo.
Caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose, popularmente
conhecido como “açúcar no sangue”, o diabetes pode se desenvolver de forma
silenciosa por muitos anos. Por esse motivo, a realização de exames periódicos
e o acompanhamento médico regular são fundamentais para identificar a
doença precocemente e iniciar o tratamento adequado.
Entre os principais sinais e sintomas estão sede excessiva,
aumento da frequência urinária, perda de peso sem causa aparente, cansaço
constante, visão embaçada, fome excessiva, infecções frequentes e dificuldade
na cicatrização de feridas. No entanto, muitas pessoas não apresentam sintomas
evidentes, o que contribui para o diagnóstico tardio.
Helion Lisboa diz que o Dia Nacional do Diabetes serve de
alerta para toda a sociedade adotar as medidas preventivas contra a
doença. “No Hospital Dr. Ib Gatto Falcão recebemos, todos os dias,
pacientes que desconhecem ser portadores de diabetes e chegam apresentando
taxas elevadas de glicemia. Muitas vezes, a doença é descoberta apenas durante
uma consulta ou atendimento de urgência. Isso reforça a necessidade de realizar
exames preventivos e manter o acompanhamento regular da saúde, especialmente
entre pessoas que possuem fatores de risco”, destaca o médico.
Fatores de Risco
O especialista explica que fatores como histórico familiar,
obesidade, hipertensão arterial, sedentarismo e alimentação inadequada aumentam
significativamente as chances de desenvolver a doença. “Manter uma alimentação
equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, controlar o peso
corporal e realizar exames periódicos são medidas essenciais para prevenir o
diabetes e identificar a doença precocemente. Quanto mais cedo ocorrer o
diagnóstico, maiores são as chances de evitar complicações e garantir qualidade
de vida ao paciente”, acrescenta.
Além da prevenção, o acompanhamento contínuo é indispensável
para o controle da doença, conforme ressalta Helion Lisboa, ao destacar que
o tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, acompanhamento
nutricional, prática regular de exercícios físicos, uso de medicamentos orais
e, em alguns casos, aplicação de insulina. “O objetivo é manter os níveis
de glicose controlados, reduzindo os riscos de complicações como doenças
cardiovasculares, insuficiência renal, problemas de circulação, alterações na
visão, neuropatias e até amputações”, destaca.
E o cuidado com o diabetes vai muito além do uso correto da
medicação, segundo enfatiza o médico do Hospital Dr. Ib Gatto
Falcão, “O paciente precisa compreender a importância do autocuidado no
dia a dia. Monitorar a glicemia, seguir as orientações da equipe de saúde,
manter hábitos saudáveis, cuidar da alimentação, praticar atividade física e
não abandonar as consultas são atitudes fundamentais para manter a doença
controlada e prevenir complicações futuras”, explica o especialista.
FONTE: Governo de Alagoas




