
GOVERNO DE ALAGOAS – Alegria e acolhimento marcam São João da Pediatria no Hospital Regional de Palmeira dos Índios
Festa junina levou descontração, humanização e momentos de alegria para crianças internadas, familiares e profissionais
A equipe do HRPI organizou a primeira festa junina da pediatria com todo zelo, carinho e humanização
Divulgação HRPI
Cláudia Valéria de Oliveira / Ascom HRPI
Em clima de festa junina, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) celebrou, nesta terça-feira (23), véspera de São João, o primeiro Arraiá da Pediatria, levando cor, música e emoção para dentro do ambiente hospitalar. A iniciativa transformou a rotina da ala em um momento especial de acolhimento, reunindo crianças internadas, familiares e profissionais em uma celebração marcada pela humanização e pelo cuidado.
Com decoração típica, bandeirolas, músicas juninas e brincadeiras, a festa proporcionou leveza ao período de internação, garantindo a humanização do cuidado. Profissionais da saúde participaram vestidos a caráter, interagindo com as crianças e promovendo um ambiente mais acolhedor.
Para a técnica de enfermagem Elisângela Celirio, a iniciativa vai além da comemoração e representa o cuidado em sua forma mais humana. “Um momento de alegria, acolhimento e cuidado. Entre cores, brincadeiras e sorrisos, a Festa Junina torna o ambiente mais leve para as crianças e suas famílias, mostrando que cuidar também é levar afeto e felicidade”, destacou.

Momento de alívio
A mãe do pequeno Lucas Lopes, de 2 anos, também celebrou a ação e ressaltou a importância do momento para as famílias que acompanham a internação dos filhos. “A gente fica preocupado quando o filho está internado, mas ver uma festa como essa dentro do hospital traz um alívio enorme. Que bom que vocês lembraram e não deixaram ser esquecida. Lucas brincou, comeu e se divertiu. Agradeço a todos aqui da pediatria”, afirmou Janaina Lopes.
A iniciativa teve como objetivo tornar o ambiente hospitalar mais leve, fortalecendo os vínculos entre pacientes, familiares e equipe assistencial. Além de valorizar as tradições nordestinas, o São João da Pediatria proporcionou bem-estar emocional e memórias afetivas para todos os envolvidos.
A pediatra Nely Tenório destacou a escolha do cardápio servido durante a festa e explicou que não houve restrições alimentares entre os pacientes internados. “Os pacientes que estão internados não possuem nenhuma restrição alimentar, por isso o cardápio tradicional da época foi aprovado. Foi muito satisfatório participar desse momento”, afirmou a especialista.
FONTE: Governo de Alagoas




