GOVERNO DE ALAGOAS – Uneal: governador anuncia novo campus em Porto Calvo e reforma das unidades de Maceió e Santana do Ipanema

Nova unidade ofertará cursos de Pedagogia, Letras-Português e Matemática e terá primeiras turmas já no segundo semestre de 2026

Anúncio dos novos investimentos aconteceu no Palácio República dos Palmares

Edvan Ferreira

Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas anunciou, na tarde desta terça-feira (23), a expansão da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para o município de Porto Calvo e a reforma dos campi de Maceió e Santana do Ipanema. O anúncio dos novos investimentos para o ensino superior público aconteceu no Salão de Despachos, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.


A implantação do Campus VII, em Porto Calvo, vai atender pelo menos 16 municípios e cerca de 234 mil habitantes da região Norte. De acordo com o governador Paulo Dantas, as novas vagas vão garantir oportunidades para centenas de jovens.

“Nós estamos fazendo isso porque confiamos plenamente no trabalho que é desenvolvido por todos que fazem a Uneal. Abrir mais um campus é dar oportunidade para quem antes precisava ir para longe. Vamos assinar um convênio com a Prefeitura de Porto Calvo para que ela dê início às obras. Serão 40 vagas para cada curso, totalizando 120 vagas funcionando no período noturno. Janeiro terá mais 120, ou seja, em menos de um ano vamos oportunizar o ensino superior para 240 pessoas”, explicou o governador.

O reitor eleito da Uneal, Anderson Barros, destacou os avanços que a universidade pública alagoana vem colhendo na gestão de Paulo Dantas e ressaltou que a expansão da rede era um pleito aguardado há pelo menos cinco décadas pela comunidade acadêmica.

“O governador entendeu o espaço e o vazio educacional que existe no Litoral Norte e nos chamou aprovando o projeto. Com esses investimentos em infraestrutura e mais o concurso de 127 professores, que foi o maior concurso da história da Uneal, nós viemos solidificar a universidade. A comunidade acadêmica está muito feliz porque, para além do atendimento àquela população, nós temos esse feedback do Governo do Estado sobre a real importância da nossa instituição”, acrescentou Anderson.

Com previsão de início das aulas para o segundo semestre de 2026, o ingresso dos novos estudantes será feito de forma direta, por meio de um vestibular emergencial e também pelo aproveitamento das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Até a construção do prédio definitivo da nova unidade, que seguirá o mesmo projeto arquitetônico de Arapiraca, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos,, o funcionamento da Uneal acontecerá nas instalações de uma escola municipal cedida pela Prefeitura de Porto Calvo.

Durante a solenidade, o governador também informou que vai empossar novos docentes aprovados no concurso público para atuar no início das atividades acadêmicas do Campus VII, ampliando o quadro da instituição.

“Essa expansão para o Litoral Norte, uma região que estava carente de ensino superior, vai mudar a realidade local. Evitaremos que o aluno da rede estadual, ao concluir o ensino médio conosco, precise se deslocar até Maceió, enfrentando uma grande distância para poder ter o seu diploma. Isso vai dar mais motivação para o estudante participar da sua vida acadêmica, além de garantir mais conforto e mais segurança”, pontuou a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

A prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito, afirmou que o município vive hoje um marco histórico.

“Hoje, vários ônibus saem daqui cheios de estudantes em direção a Maceió. Com o começo das aulas já agora no segundo período, o futuro deles muda: eles farão a seleção em Porto Calvo e ficarão aqui. Isso é um avanço gigantesco. Nós sabemos que a educação é tudo; sem ela, não há um futuro brilhante. Está chegando a Porto Calvo o desenvolvimento e um futuro próspero para o nosso povo. É uma alegria imensa, o coração está a ponto de explodir de tanta felicidade”, emocionou-se a prefeita.

Reformas dos campi de Maceió e Santana do Ipanema


Além do novo campus, Paulo Dantas autorizou a requalificação completa do prédio do Campus VI, em Maceió, e a reforma estrutural do Campus II, em Santana do Ipanema.

“Eu pedi gentilmente para o professor Anderson, junto com a sua equipe, para que eles liberem o prédio aqui de Maceió para nós fazermos uma grande requalificação e deixá-lo novo, bonito, moderno e capaz de acolher da melhor maneira os profissionais da Uneal e todos os nossos alunos. E, para não esquecer, nós vamos também reformar o prédio de Santana do Ipanema”, destacou o governador.

O reitor enfatiza que, embora novos prédios estejam sendo erguidos, as reformas fazem parte de um processo contínuo de melhoria que já vinha acontecendo dentro da Uneal.

“Todos os investimentos não só agora do governo Paulo, mas, desde o governo Renan Filho, os investimentos de infraestrutura vem acontecendo em todos os nossos campi. Ainda tem o que fazer, mas já avançamos bastante”, pontuou o reitor Anderson Barros.

Sobre a Uneal


A Uneal é a primeira instituição de ensino superior a funcionar no interior do estado, fundada em 13 de outubro de 1970, como Fundação Educacional do Agreste (Funec), em Arapiraca. Após um processo de transformação institucional, tornou-se, em 2006, a atual Universidade Estadual de Alagoas. Hoje, a instituição conta com cerca de 35 cursos de graduação, programas de pós-graduação, mestrado e educação a distância, além de três museus e editora própria.

A Uneal mantém unidades em Arapiraca (Campus I, onde está a Reitoria), Santana do Ipanema (Campus II), Palmeira dos Índios (Campus III), São Miguel dos Campos (Campus IV), União dos Palmares (Campus V) e Maceió (Campus VI).

Como parte da estratégia de modernização da rede, a gestão estadual já entregou as ampliações dos Campi I e III e está finalizando a construção da nova sede do Campus IV.


FONTE: Governo de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *