
GOVERNO DE ALAGOAS – Governo de Alagoas apresenta Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial
O encontro acontecerá na próxima sexta-feira (26), na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas
Ascom Sedh
O Governo de
Alagoas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedh) e da
Superintendência de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (SUPPIR),
realizará, no próximo dia 26 de junho, às 10h, uma sessão pública para
apresentação e debate do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de
Alagoas.
O
encontro acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) e
reunirá representantes do poder público, universidades, conselhos, movimentos
sociais, pesquisadores, lideranças comunitárias e sociedade civil.
A atividade
integra o processo de elaboração do Plano Estadual de Promoção da Igualdade
Racial, iniciativa que busca estabelecer diretrizes, metas e estratégias para a
ampliação das políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da
igualdade racial em Alagoas.
Como parte desse
processo, já foram realizadas audiências públicas nos municípios de Arapiraca e
Carneiros, reunindo representantes de comunidades quilombolas, povos
tradicionais, movimentos sociais, lideranças comunitárias e gestores públicos.
A etapa na Assembleia Legislativa representa um momento importante para ampliar
o debate e consolidar contribuições que irão subsidiar a versão final do plano.
“Estamos
construindo um marco para a promoção da igualdade racial em Alagoas. O Plano
Estadual nasce do diálogo com a sociedade e será fundamental para orientar
políticas públicas de enfrentamento ao racismo e garantia de direitos”, destaca
a superintendente de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, Manuela
Lourenço.
O documento tem
como objetivo orientar ações governamentais de forma integrada e transversal,
ampliando o acesso a direitos e oportunidades. Entre os eixos contemplados
estão educação, saúde, cultura, segurança pública, geração de renda, acesso à
terra, valorização das tradições culturais afro-brasileiras e enfrentamento à
intolerância religiosa.
A elaboração do
plano reconhece a necessidade de enfrentar desigualdades raciais históricas e
consolidar políticas públicas voltadas à população negra, aos povos
quilombolas, às comunidades tradicionais de terreiro e demais grupos
vulnerabilizados, contribuindo para a promoção da justiça social e da cidadania
em todo o estado.
Serviço
Evento:
Sessão Pública de Apresentação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade
Racial de Alagoas
Data:
26 de junho de 2026
Horário:
10h
Local:
Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE)

FONTE: Governo de Alagoas




