
GOVERNO DE ALAGOAS – Secretaria de Saúde abre inscrições para mais uma edição do Projeto Alagoas Vigilante
Evento ocorrerá no próximo dia 30 deste mês, das 8h às 13h, no auditório do Senac Arapiraca, localizado no bairro Brasiliana
Para participar do evento, os coordenadores da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância Epidemiológica da II Macrorregião de Saúde devem se inscrever pela Internet
Agência Alagoas
Ruana Padilha / Ascom Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde
(Sesau) abriu inscrições para o Seminário Vigilância das Infecções Sexualmente
Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, destinado aos 46 municípios
alagoanos que integram a II Macrorregião de Saúde. O evento será promovido na
próxima terça-feira (30), das 8h às 13h, na unidade Arapiraca do Serviço
Nacional do Comércio (Senac), situada na Rua Marinete Francisca Nunes, no
bairro Brasiliana.
A nova edição do seminário corresponde
à terceira etapa do Projeto Alagoas Vigilante, que integra as ações de educação
permanente desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde
(Sevisa). Para participar do evento, os coordenadores da Atenção Primária
à Saúde e da Vigilância Epidemiológica, que são o público-alvo da iniciativa,
devem acessar o link ( https://doity.com.br/alagoas-vigilante–vigilancia-de-doencas-transmissiveis-istaids-e-hepatites-virais-2-macro ).
A programação abordará temas como
acesso a atualizações sobre cenário epidemiológico e panorama de ações para
ISTs/Aids e hepatites virais em Alagoas, interfaces e protagonismo da Atenção
Primária à Saúde no enfrentamento das ISTs, vigilância das hepatites virais,
organização do cuidado e vigilância do HTLV. Também será realizado um diálogo
com o foco em “Alagoas Vigilante Responde!” sobre as principais dúvidas a
respeito do PrEP e PEP, HIV e Sífilis.
O Projeto
O Alagoas Vigilante é um projeto
idealizado pela Sevisa, por meio da Superintendência de Vigilância e Controle
de Doenças. A iniciativa tem como objetivo qualificar as ações nos municípios,
promovendo atualização técnica, integração institucional e fortalecimento da
vigilância em saúde em todo o Estado.
“A iniciativa reúne
profissionais, gestores e pesquisadores para discutir temas estruturantes da
área, como doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde do trabalhador e
resposta a emergências em saúde pública. O projeto abordará, ao longo dos encontros,
temáticas estruturantes para a vigilância em saúde, incluindo doenças
transmissíveis, doenças não transmissíveis, saúde do trabalhador, preparação e
resposta a surtos e emergências em saúde pública”, salienta a secretária
executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Araújo.
FONTE: Governo de Alagoas




