
GOVERNO DE ALAGOAS – Governo de Alagoas inaugura duplicação da AL-110 no trecho que liga Arapiraca a São Sebastião
Prefeito Luciano Barbosa enaltece rapidez e impacto da obra no município
Obra representa investimento de mais de R$ 93 milhões do Tesouro Estadual.
Edvan Ferreira / Agência Alagoas
Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas
Neste feriado de São João, o Agreste alagoano ganhou uma obra
que promete melhorar a mobilidade de milhares de pessoas: a duplicação da
AL-110. O trecho que liga a cidade de Arapiraca a São Sebastião foi entregue
nesta quarta-feira (24), e representa um investimento de mais de R$ 93 milhões
do Tesouro Estadual.
São 23 quilômetros de pista, interligando o município de
Arapiraca à BR-101. A obra, para o governador Paulo Dantas, representa um marco
histórico substancial para o desenvolvimento da região, especialmente para
Arapiraca.
“Todos nós sabemos que quando Arapiraca se desenvolve,
cresce e atrai empresas, empresários, indústrias e o setor produtivo, o estado
de Alagoas inteiro cresce de maneira conjunta. Para termos um crescimento
sustentável, com visão de futuro a longo prazo, precisamos ter uma boa
infraestrutura, uma logística eficiente, escoar com eficácia a nossa produção
comercial e agrícola, e viabilizar um transporte com segurança e de qualidade
para toda a população. Essa obra não está 99% pronta, ela está 100% concluída”,
comemorou o governador.

A duplicação da rodovia AL-110 conta com pavimentação
asfáltica, drenagem, alargamento de pista, meio-fio, além de melhorias no
sistema de sinalização vertical e horizontal. De acordo com o prefeito Luciano
Barbosa, o projeto demonstra a união entre prefeitura, governo estadual e
Senado em prol do desenvolvimento econômico e humano.
“Para promover o desenvolvimento, você precisa de duas
coisas importantes: uma equipe técnica competente que faça planejamento,
orçamento e defina as prioridades, e parceiros políticos. É impossível governar
uma cidade isolado. Graças à soma de esforços do governador Paulo Dantas, do
ministro Renan Filho e do senador Renan Calheiros — o que não é de hoje —, o
Agreste, o Sertão e o estado de Alagoas vivem uma nova era”, destacou
Luciano.
Duplicação é uma realidade recente em Alagoas

O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart
Amaral, relembrou que, há 10 anos, duplicar rodovias era um sonho distante, e
que muita gente não acreditava que se tornaria realidade.
“Aqui me passa um filme. Estivemos lá na rotatória de
Arapiraca com o então governador Renan Filho. Nós falávamos que estávamos
vivendo um momento muito importante: a duplicação de São Miguel dos Campos até
Arapiraca. Naquela época, muita gente não acreditava”, comentou o
secretário, listando as importantes obras de mobilidade entregues desde então.

“De lá para cá, foi entregue a duplicação até Arapiraca
e a alça do Perucaba, que era um problema seríssimo. Tivemos a duplicação da
AL-220 até Monteirópolis e, agora, no final do mês de julho, vamos entregar o
trecho até Olho d’Água das Flores. As obras já avançam por Jaramataia, Batalha
e até São José da Tapera. Também já iniciamos o sentido contrário, saindo de
Delmiro Gouveia até Olho d’Água do Casado. Então, a duplicação até o Sertão já
é uma grande realidade”, acrescentou.
Como muitas dessas obras partem de Arapiraca ou integram a
mobilidade do Agreste, o prefeito Luciano Barbosa brincou sobre a centralidade
do município.
“Quando a gente veio aqui para inaugurar, eu me lembrei
que antigamente todo mundo dizia que ‘todos os caminhos levam a Roma’. Agora,
com essas duplicações todas, eu posso dizer que os caminhos também levam a
Arapiraca. O município realmente vira o centro do desenvolvimento. Com toda
essa capilaridade, criamos quase que vasos comunicantes em todo o estado”,
pontuou Luciano.

Acesso ao povoado Taboquinhas
Durante a solenidade, o governador Paulo Dantas anunciou que
o Estado também fará a obra de acesso ao povoado Taboquinhas, uma comunidade
rural localizada nas imediações da rodovia AL-110, no sentido ao município de
São Sebastião.
Atualmente, o acesso principal à comunidade é feito por uma
estrada vicinal de aproximadamente 7 km, que se ramifica a partir do limite
territorial entre Arapiraca e Feira Grande.
FONTE: Governo de Alagoas




