
GOVERNO DE ALAGOAS – Corpo de Bombeiros retoma Programa de Preparação para a Reserva
Iniciativa oferece orientação, acolhimento e suporte aos militares que se aproximam do encerramento da carreira na ativa
A ação representa um marco importante na carreira do militar estadual
Ascom CBMAL
Alessandra Lima / Ascom CBMAL
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou, nessa
segunda-feira (22), a solenidade de reabertura do Programa de Preparação para a
Reserva. A cerimônia, que marcou o retorno da iniciativa, ocorreu no Quartel do
Comando-Geral, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e reuniu militares da
ativa e da reserva em um momento de acolhimento, reconhecimento e valorização
da trajetória profissional dos bombeiros militares.
O principal objetivo do programa é auxiliar os militares na preparação
para a passagem à inatividade, estimulando a construção de novos projetos de
vida para essa etapa. A iniciativa será executada pela Diretoria de Proteção
Social (DPS), em conjunto com o Núcleo de Segurança e Qualidade de Vida no
Trabalho (NSQVT) do CBMAL, em parceria com a Liga Acadêmica de Semiologia
Médica (Lasem) do Centro Universitário Cesmac.

O evento
Durante a solenidade, veteranos da corporação foram homenageados, com
destaque para o 2º tenente Casado e o tenente Gouveia, que receberam
certificados em reconhecimento aos anos de dedicação e relevantes serviços
prestados à corporação.
A programação contou com uma palestra do tenente-coronel Gregório, que
apresentou um panorama sobre a evolução histórica e institucional do CBMAL. Em
seguida, o comandante-geral da corporação, coronel Sérgio André Verçosa,
compartilhou reflexões sobre educação financeira, abordando a importância do
planejamento econômico para o período pós-carreira militar.
Encerrando o evento, a palestrante Lucineide dos Santos ministrou a
apresentação intitulada “A vida começa quando o apito para”, promovendo uma
reflexão sobre propósito, qualidade de vida e novas possibilidades para os
militares que ingressam na reserva.
A cerimônia contou com a presença do comandante-geral do CBMAL, coronel
Sérgio André Verçosa; do subcomandante-geral, coronel Justo; do diretor de
Proteção Social, coronel Leopardi; da chefe do Núcleo de Segurança e Qualidade
de Vida no Trabalho (NSQVT), coronel Ana Clara, além de outras autoridades
militares da corporação.
O comandante-geral, coronel Sérgio Verçosa, ressaltou a importância da
iniciativa para o acolhimento e a preparação dos militares que se aproximam da
reserva remunerada. “O programa é importante, pois nos ajuda a despertar para o
processo de transição do trabalho para uma nova etapa da vida. Esse gesto
mostra que o Corpo de Bombeiros se preocupa não apenas com aqueles que estão no
serviço ativo, mas também com os que passaram pela instituição e ajudaram a
construir a sua história”, destacou.

Cuidar de quem cuida
O retorno do programa integra o Plano Estratégico da corporação para o
quinquênio 2025-2029 e está alinhado à iniciativa estratégica de consolidação
da cultura de valorização profissional e de promoção do acolhimento aos
militares em processo de transição para a reserva remunerada. A ação representa
um marco importante na carreira do militar estadual, exigindo uma transição
planejada e estruturada, capaz de assegurar a valorização do patrimônio humano
da corporação e a continuidade do bem-estar social e familiar dos
profissionais.
Esse cuidado não é uma iniciativa inédita. Em 2013, o CBMAL
instituiu o Programa de Acompanhamento para a Reserva (PAR), conduzido por uma
equipe multidisciplinar coordenada pela major Katarina. Com resultados
expressivos, o programa realizou diversas edições entre os anos de 2013 e 2017,
oferecendo suporte e orientação aos militares que se aproximavam da
inatividade.
Agora, a corporação retoma e amplia essa importante iniciativa. O
programa passa a ter caráter permanente com a promoção de atividades e ações,
integrando oficialmente o calendário institucional da corporação.
FONTE: Governo de Alagoas




