GOVERNO DE ALAGOAS – Oficina de práticas de herbário aproxima público da pesquisa botânica e da flora alagoana

Atividade integrou a programação do Mês do Meio Ambiente e proporcionou aprendizado teórico e prático

Durante a oficina, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos

Ascom IMA/AL

Iara Melo / Ascom IMA/AL

Como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promoveu, nesta segunda-feira (22), uma oficina de práticas de herbário voltada para estudantes, pesquisadores, visitantes e entusiastas da área interessados em conhecer mais sobre a riqueza da flora alagoana e os trabalhos desenvolvidos no Herbário MAC.


Durante a oficina, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos relacionados às técnicas utilizadas em herbários. Foram abordados temas como coleta botânica, dicas de trabalho em campo, descrição de espécimes, prensagem, costura e montagem de exsicatas, além de métodos de identificação de espécies da flora de Alagoas.


Um dos destaques da programação foi a apresentação da espécie Myrcia rosangelae NicLugh, planta nativa do Brasil encontrada no município de Marechal Deodoro, que recebeu esse nome em homenagem à curadora do Herbário MAC, Rosângela Pereira de Lyra Lemos, em reconhecimento à sua contribuição para os estudos botânicos no estado.

Além das atividades práticas, os visitantes puderam conhecer as instalações do Herbário MAC, sua coleção científica e a exposição “A Flora por Elas”, que evidencia a participação feminina na pesquisa e conservação da biodiversidade.

“A oficina foi uma oportunidade para aproximar as pessoas do trabalho realizado em um herbário e ficamos muito felizes em receber o público, que demonstrou grande interesse em conhecer mais sobre a flora alagoana e a importância da conservação desse patrimônio natural”, destaca a consultora ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Giullia Magalhães.

A atividade também esteve alinhada ao movimento internacional “Fascination of Plants Day” (Dia da fascinação pelas plantas), comemorado em 18 de maio. A iniciativa busca despertar a atenção da sociedade para a importância das plantas e incentivar a valorização da biodiversidade vegetal. 

Experiência e aprendizado


Matheus Carvalho, participante da oficina, disse que a ação amplia seus conhecimentos e proporciona vivências práticas fundamentais para sua formação. 

“Eu já tinha estudado esses processos anteriormente, mas nunca havia realizado as atividades na prática. A oficina foi muito importante porque mostrou detalhes que fazem toda a diferença no trabalho com as amostras, como a forma correta de posicionar as plantas durante a prensagem e os cuidados necessários para preservar suas características. A parte de identificação também foi muito enriquecedora, porque os guias ajudam a compreender melhor cada espécie e orientam o processo de reconhecimento. Foi uma experiência muito útil para nivelar meus conhecimentos e contribuir para minha atuação na área”, afirmou.

Herbário de portas abertas


O Herbário MAC é aberto à visitação por meio do projeto Herbário de Portas Abertas. O espaço recebe grupos organizados de cinco a 35 pessoas na sede do IMA/AL, mediante agendamento prévio realizado por formulário eletrônico (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSes-EBrtOrTNqDJP1RIVec1Zp24YAg3DCg1kTZcqJf-hCd1_A/viewform ).


FONTE: Governo de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *