
GOVERNO DE ALAGOAS – Garantia-Safra injeta quase R$ 32 milhões na economia dos municípios alagoanos
Seguro atendeu mais de 26 mil agricultores familiares que tiveram perdas na safra 24/25
Secretário Marcelo Melo (à direita) lembra que agricultores de 31 municípios alagoanos começaram a receber o seguro na época do plantio
Ascom Seagri
Tatiane Bastos / Ascom Seagri
Mais de 26 mil agricultores alagoanos
receberam o Garantia-Safra 2024/2025 este ano. O seguro injetou quase R$
32 milhões na economia de 34 municípios alagoanos. Na série histórica, esse foi
o 2º maior valor liberado, ficando atrás apenas da safra 11/12, quando a
estiagem severa aumentou o número de parcelas liberadas aos produtores em um
mesmo ano agrícola. Os resultados foram anunciados no jornal Gazeta Rural deste
final de semana, 20 e 21 de junho.
Os pagamentos tiveram início em
março, quando foram liberadas as parcelas únicas no valor de R$ 1.200,00 para
agricultores que aderiram em 31 municípios. O último lote, que estava em análise,
foi liberado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura
Familiar (MDA) para o município de Traipu, beneficiando mais
de 1.500 agricultores.
O secretário de Estado da Agricultura
e Pecuária de Alagoas, Marcelo Melo, explicou que o Governo de Alagoas aportou
mais de R$ 4 milhões em recursos para adesão estadual ao Fundo do
Garantia-Safra, que também recebe aporte financeiro dos municípios, União e dos
próprios agricultores.
“Esse valor se multiplica quando os
produtores recebem e injetam no próprio município, movimentando a economia
local. Este ano, agricultores de 31 municípios receberam seu seguro no mês de
março, quando também realizamos as entregas de sementes de milho e feijão do
programa Planta Alagoas. Então, eles conseguiram investir na sua própria
produção, além de receber o insumo de forma gratuita pelo Governo do Estado,
garantindo o plantio e a colheita no tempo certo”, informou Marcelo Melo.
Em Alagoas, os municípios que tiveram
perdas no plantio comprovadas por estiagem ou excesso de chuvas na safra
2024/2025 foram Água Branca, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi,
Carneiros, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Igreja
Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Mata
Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água
do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha,
Piaçabuçu, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da
Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

O Garantia-Safra é uma ação do
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), vinculado
ao MDA. O programa prevê benefícios a agricultores que tiveram perdas
comprovadas em seu município por escassez ou excesso de chuvas.
Os agricultores familiares que
estiverem com problemas no NIS (Número de Identificação Social) devem procurar
a Rede CAF, local onde fizeram a adesão no programa, para regularizar a
situação. Já os agricultores que aderiram ao Garantia-Safra 2024/2025 que
tiveram o benefício bloqueado nos municípios com pagamentos já autorizados
devem procurar regularizar sua situação no serviço. “Solicitar Requerimento de
Defesa após bloqueio do Benefício Garantia-Safra” na plataforma Gov.br.
FONTE: Governo de Alagoas




