GOVERNO DE ALAGOAS – Escolas estaduais de Alagoas são destaque no Encontro de Astronomia do Nordeste

Evento atraiu apaixonados pela astronomia de toda a região para a Ufal e Ifal Satuba

Encontro teve programação diversificada

Ascom Eane e cortesia

Ana Paula Lins e Nalu Ambrózio / Ascom Seduc

As escolas estaduais foram
destaque no 24º Encontro de Astronomia do Nordeste (Eane) com premiação e
apresentação de trabalhos. O evento atraiu apaixonados pela astronomia de todo
o Nordeste para atividades no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus
Satuba e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

Na Copa Mundaú de Foguetes,
realizada na Ufal e uma das principais atrações do encontro, as escolas
estaduais dominaram a premiação do Nível 4, que corresponde ao ensino médio. A
Escola Estadual de Tempo Integral Professora Benedita Maria Rufino Chagas, de
Murici, foi a campeã da copa registrando os dois melhores lançamentos – 297 e
261 metros – com a equipe Biu Cosmos, e empatando com o Ifal Satuba na primeira
colocação. As escolas estaduais Professora Claudizete Lima Eleutério, de Rio
Largo, e Monsenhor Clóvis Duarte de Barros dividiram o segundo lugar com
lançamentos de, respectivamente, de 112, 60 e 150 metros. A Escola Claudizete
conseguiu também uma Menção Honrosa na competição.

 

A conquista da Copa Mundaú
teve sabor especial para a equipe Biu Cosmos que, duas semanas antes, também
havia conquistado, pelo segundo ano consecutivo, a Copa Nordeste de Foguetes.
“Foi um desafio enorme. Em uma competição com 36 inscritos, levamos duas
equipes, uma mais experiente e outra iniciante”, destacou o professor Antônio
Barbosa, que coordena a equipe.

 

“Também
precisamos nos reinventar pois, ao contrário do que estávamos acostumados, os
foguetes a serem lançados eram de garrafas pet de 2 litros, não de 1,5 litros.
Tivemos que montar um protótipo do zero em menos de uma semana e conseguimos
dois lançamentos muito bons”, explicou.

 

Os estudantes festejaram a
conquista. “Foi uma experiência muito positiva para nós, que exigiu dedicação e
superação e nos levou a crescer enquanto equipe”, disse Guylherme Kauã Barros,
da 1ª série do ensino médio. “Nunca vi nada parecido com a Copa Mundaú,
aprendemos bastante”, completou o veterano Frank Bonfim, aluno da 3ª série do
ensino médio.

 

Clubes de astronomia

 

Os clubes de astronomia da
rede estadual também expuseram suas ações durante o encontro. De Campo Alegre,
a Escola Estadual Dom Constantino Luers se fez presente com o clube
“Constelados”, sob a coordenação do professor Jonatas Sena.

 

“Foi a nossa
primeira vez no Eane, e tivemos três dias de muito aprendizado e troca de
experiências”, contou o professor.

 

De Maceió, a
Escola Estadual Dr. Rodriguez de Melo também levou a experiência do clube
Scorpius e do projeto Desvendando o Céu de Alagoas, que conta com o apoio da
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), e
promove ações de observação astronômica e educação científica junto a estudantes
de escolas públicas do entorno da Lagoa Mundaú.

 

“Nosso clube está consolidado
e, pelo terceiro ano consecutivo, tivemos o nosso projeto ‘Desvendando o céu de
Alagoas’ contemplado pelo Pibic Jr. Participar do Eane foi gratificante, pois
se trata de um evento significativo para a Educação e que permite a interação
entre jovens de toda a região por meio da astronomia”, avaliou o professor
Emanuel Cunha, que coordena o clube e o projeto de pesquisa.

 

Referência

 

Apoiando a
organização do evento, o Observatório Genival Leite e Lima (OAGLL), localizado
no Cepa, em Maceió, consolidou sua missão como referência na divulgação da
astronomia em Alagoas, levando exposições sobre o seu patrono Genival Leite e
Lima – pioneiro da divulgação astronômica no estado e fundador do primeiro
observatório de Alagoas, o Formahault, que funcionava na sua casa – e sobre a
história do OAGLL, que este ano completou 17 anos de existência.

 

“O Eane reuniu apaixonados
pela astronomia de todo o Nordeste e, pela sétima vez, aconteceu em Alagoas.
Participamos de um pouco de tudo: levamos os alunos bolsistas do Programa
Professor Mentor das escolas estaduais Afrânio Lages, Princesa Isabel e Moreira
e Silva para o ‘EANE na Escola’, evento realizado no IFAL Satuba, participamos
de palestras, minicursos e expusemos pôsteres sobre nosso patrono Genival Leite
e Lima e sobre os 17 anos do observatório e também tivemos um palestra da
diretora do Centro de Ciência e Tecnologia da Seduc, Juliana Amorim, sobre
astronomia e arte”, relatou o professor Adriano Aubert, coordenador do OAGLL e
integrante da comissão organizadora do EANE.

 

Próximas edições

 

O Eane já tem definidas
as sedes das edições dos próximos três anos: em 2027, o encontro será realizado
no Recife (PE), enquanto em 2028 será a vez de Teresina, no Piauí. Por fim, o
27º encon, previsto para 2029, está programado para o município de Acaraú, no
Ceará.


FONTE: Governo de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *