GOVERNO DE ALAGOAS – Em 14 anos de atuação, Lei Seca já retirou das ruas quase 16 mil condutores alcoolizados em Alagoas

Número de motoristas dirigindo sob efeito de álcool tem reduzido no estado, com investimentos e ações do Detran/AL

Arquivo Detran Alagoas

João Victor Barroso / Ascom Detran

Firme na missão de combater a mistura perigosa de álcool e
direção, a Operação Lei Seca Alagoas completa 14 anos neste domingo, dia 28 de
junho, com a marca de quase 16 mil condutores em situação de alcoolemia
retirados das ruas. Unindo blitzes ostensivas e educativas, os agentes de
trânsito vêm levando conscientização para todos aqueles que fazem parte do trânsito.


Desde 2012, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas
(Detran/AL), em parceria com a Polícia Militar (PMAL), vem realizando operações
para conscientizar e punir os condutores por conta dos riscos que assumem ao
ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica e, em seguida, pegar o volante de um
carro ou pilotar uma motocicleta.

Nesses 14 anos, foram executadas 5.575 ações, com 338.690
veículos abordados e 355.603 testes aplicados. O resultado dessas operações foi
a retirada das vias, de 15.910 condutores em situação de alcoolemia e a prisão
em flagrante de 2.313 pessoas. “A nossa prioridade será sempre salvar o maior
número de vidas. Estamos nas ruas todos os dias, em diversos pontos do estado,
para evitar que um condutor embriagado cause um acidente, tire a vida de um pai
ou de uma mãe e acabe com uma família”, disse o tenente-coronel Eduardo Alex,
coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas.

 

Em 2026, de janeiro até maio, os agentes civis e militares
realizaram 23.777 testes de etilômetro na abordagem a mais de 22 mil veículos,
constatando 950 situações de alcoolemia que resultaram em quase 200 prisões em
flagrante.

 

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, a
trajetória da Lei Seca de Alagoas é motivo de orgulho, e a data em que se
comemora 14 anos de atuação serve como um lembrete de que o trabalho não pode
parar.

“A atual gestão do Detran Alagoas tem investido de forma robusta em tecnologia
e equipamentos, para dar aos nossos agentes as melhores condições de atuar com
rigor e eficiência. Nossa missão maior não é apenas fiscalizar, mas promover
uma mudança de cultura; de comportamento. Cada condutor que retiramos das vias
sob efeito de álcool representa uma tragédia evitada e vidas que estamos
salvando”, destacou Marco Fireman.

 

Investimentos em equipamentos

Os resultados positivos têm sido possíveis em função do reforço nas ações e dos
investimentos em equipamentos realizados pela atual gestão, que incluem novas
viaturas, etilômetros ativos e passivos, drones, motocicletas, disponibilização
de internet móvel, lombadas e barreiras móveis, além de coletes e equipamentos
de proteção individual.


FONTE: Governo de Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *