
ELEIÇÕES – Renan Filho confirma que deixará ministério para disputar governo de Alagoas em 2026
Lançamento do VLT em Arapiraca marca o início simbólico da pré-campanha do ministro dos Transportes
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), oficializou nesta segunda-feira (7) sua intenção de disputar o governo de Alagoas nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante o lançamento do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Arapiraca, maior obra de mobilidade urbana do interior alagoano, com investimento estimado em mais de R$ 200 milhões.
Em entrevista concedida ao final do evento, Renan confirmou que deixará o cargo no ministério em abril do próximo ano para se tornar elegível. “Eu vou me desincompatibilizar em abril pra ficar apto a disputar as eleições ao governo de Alagoas. O senador Renan, que é o presidente do nosso partido, e o governador Paulo Dantas já têm registrado meu nome, e eu jamais me furtarei ao povo alagoano e ao meu grupo político”, afirmou o ministro.
A cerimônia reuniu lideranças de peso do MDB, como o governador Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa — que foi vice de Renan Filho, mas estava politicamente afastado nos últimos anos. A reaproximação pública, com elogios mútuos entre os aliados históricos, foi interpretada nos bastidores como um gesto de recomposição política.
Embora não tenha declarado apoio explícito à pré-candidatura de Renan Filho, o prefeito Luciano Barbosa fez questão de destacar a importância do projeto para a cidade e enalteceu as figuras de Renan pai e filho, além do governador. A expectativa local é de que Arapiraca indique o nome do vice na futura chapa majoritária do MDB.
Nos bastidores, havia especulações de que Barbosa poderia se aproximar de JHC (PL), atual prefeito de Maceió e nome cotado para liderar a oposição na corrida estadual. O gesto de hoje, porém, aponta em outra direção.
Durante seu discurso, Renan Filho destacou que ainda tem uma agenda de entregas antes de deixar o ministério. “Antes disso eu tenho que entregar aqui o VLT de Arapiraca, avançar com a ponte de Penedo a Neópolis, terminar o Arco Metropolitano de Maceió, que já começou em Marechal, e concluir todas as obras da BR-101, que inclusive já está pronta em São Sebastião para entregarmos mais um trecho”, afirmou.
O lançamento do VLT em Arapiraca representou, para além da obra de infraestrutura, um movimento calculado de Renan Filho em direção à retomada do governo estadual — cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos até 2022. E a largada, feita em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas e reduto histórico do MDB, não foi por acaso.




