
AMA – Campo Alegre recebe Selo Ouro de Transparência Pública e se destaca como referência em Alagoas
Campo Alegre recebe Selo Ouro de Transparência Pública e se destaca como referência em Alagoas
O município de Campo Alegre reafirmou sua posição de destaque em Alagoas quando o assunto é transparência pública. Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (22), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a prefeita Pauline Pereira recebeu o Selo Ouro de Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
A entrega da certificação contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), Otávio Lessa, do vice-presidente da AMA e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, além de técnicos das instituições e do município.
O reconhecimento coloca Campo Alegre entre as administrações mais transparentes do país e mantém o município como líder em transparência pública em Alagoas. Em 2025, Campo Alegre foi o único município alagoano a conquistar o Selo Ouro, alcançando 100% dos critérios essenciais avaliados pela Atricon.
Durante a solenidade, o vice-presidente da AMA destacou a importância da premiação e o exemplo dado pela gestão municipal. “É uma solenidade muito importante. Estamos entregando à prefeita Pauline Pereira uma premiação nacional de transparência. Ela é uma gestora extremamente competente e também um modelo quando o assunto é transparência pública. Isso nos motiva a participar e incentivar cada vez mais os municípios alagoanos a buscarem essa conquista. Faço um desafio aos prefeitos e prefeitas para que possamos ampliar o número de municípios alagoanos premiados nos próximos anos”, afirmou Jorge Dantas.
A prefeita Pauline Pereira destacou o trabalho da equipe técnica do município e o esforço contínuo para alcançar a certificação.
“É um sentimento de gratidão estar hoje na AMA, a casa dos prefeitos de Alagoas, recebendo das mãos do presidente Otávio Lessa um prêmio tão importante. Durante muito tempo batemos na trave por pequenas diferenças na pontuação, mas neste ano conquistamos o tão sonhado Selo Ouro. Agradeço especialmente à nossa equipe de Controle Interno, que acompanha de perto todos os processos e trabalha em parceria com o Tribunal de Contas para garantir esse resultado”, destacou.
A prefeita também colocou a experiência de Campo Alegre à disposição de outras administrações municipais.
“Já me coloco à disposição, assim como toda a equipe de Campo Alegre, para receber gestores e técnicos que desejem conhecer nosso modelo de trabalho. Queremos compartilhar essa experiência para que, em 2026, possamos dividir essa alegria com muitos outros municípios alagoanos”, completou.
O presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Otávio Lessa, ressaltou que o reconhecimento vai além da conquista individual do município e representa um incentivo para que outras gestões avancem na área da transparência pública.
“O importante não é apenas essa premiação para o município de Campo Alegre. O mais importante é que Campo Alegre está dando o pontapé inicial, mostrando para os outros 101 municípios alagoanos que é possível chegar lá. Essa conquista se traduz na qualidade dos serviços que a prefeitura está oferecendo à comunidade. Quando há transparência, a população consegue acompanhar melhor os gastos públicos e entender como os recursos estão sendo aplicados em benefício da sociedade”, destacou.
O Selo de Transparência Pública é uma certificação concedida aos órgãos públicos que demonstram excelência na transparência ativa, promovendo acesso amplo e facilitado às informações de interesse coletivo. A avaliação é coordenada pela Atricon, com apoio dos tribunais de contas estaduais, e considera critérios rigorosos relacionados à divulgação de receitas, despesas, contratos, licitações, folha de pagamento, diárias e outras informações da gestão pública.
A conquista reforça o compromisso da administração municipal com a boa governança, o controle social e a participação cidadã, garantindo que a população tenha acesso claro e confiável às informações sobre a aplicação dos recursos públicos.
Fonte: Associação dos Municípios Alagoanos
Ver matéria original




